SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

  A+

Sobre o Município

História

História

Recortes da história

um breve relato sobre a criação do município.

Localizada em posição estratégica e privilegiada, Cocal faz fronteira ao Norte com os municípios de Bom Princípio e Cajueiro da Praia, ao Sul com Caraúbas, ao leste com Viçosa e Cocal dos Alves e a Oeste com Caxingó.

O nome Cocal, por si só, já é sugestivo pelo bioma da mata de cocais construída principalmente pelo babaçu e pelas carnaúbas que se misturam com a caatinga. A história do município começa com a chegada dos primeiros colonos que se instalaram nas zonas rurais, tendo datação da construção da igreja de 1616, que fica na localidade “Sítio Frecheiras”.

 Uma vez que a ocupação urbana é um fenômeno recente no Brasil, posteriormente na década dos anos de 1920, ocorre a intensificação da chegada de um contingente populacional maior à vila de Cocal, com a chegada da estrada de ferro que ligaria Parnaíba à Teresina.

O desenvolvimento se deu pelo intenso comércio entre a vila e a cidade de Parnaíba que na época era riquíssima , experienciando os frutos do comércio da cera de carnaúba.

Em 1948 as articulações políticas lideradas por João Justino de Brito que seria o primeiro prefeito, fizeram com que a vila de Cocal se emancipasse como município. Anos mais tarde J. J de Brito seria assassinado em uma briga com militares onde numa correria com troca de tiros, o qual um o atingiu pelas costas.