Prefeitura de Cocal discute Plano Municipal de Saneamento Básico

Representantes do Comitê de Coordenação e de Execução do Plano Municipal de Saneamento Básico de Cocal (PMSB) estiveram reunidos, na terça-feira (4), para apresentar e aprovar os diagnósticos de elaboração do documento.

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Cocal inclui ações no sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Ao longo do processo de diagnóstico, foram realizadas visitas a campo, nas zonas urbana e rural do município, e reuniões de mobilização social, nas quais foram identificadas as necessidades de cada área e formuladas soluções para os problemas.

“Com base no que foi estabelecido pela Política Nacional de Saneamento Básico, nós, da gestão municipal, traçamos o planejamento para a prestação do serviço de saneamento básico no município. Fizemos o levantamento de informações das áreas da cidade, definimos objetivos e, conforme aprovação do Plano, vamos pleitear os recursos para execução do projeto”, explica o secretário municipal de Agricultura, Alexandre de Almeida.

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, afirma que o Plano visa promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, visto que se trata de uma política pública essencial para a saúde e bem-estar.

“Nós pretendemos, com a elaboração do Plano, trazer para Cocal serviços adequados que vão contribuir para a vida dos cocalenses. Por meio da universalização do acesso à água, esgoto e limpeza urbana, a qualidade de vida da população aumenta de forma significativa, sendo, portanto, de grande importância a participação da comunidade nesse debate”, frisa o prefeito.

Após finalizado, o Plano será discutido para aprovação do Comitê e depois segue para audiência pública e votação na Câmara Municipal de Cocal.