Prefeitura reúne comunidades rurais de Cocal para debater plano de saneamento básico

A Secretaria irá realizar novas reuniões junto às comunidades rurais até segunda-feira (20)

A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou a 7ª reunião do Comitê do Saneamento Básico (CSB) para a I Conferência do Saneamento Básico. A reunião aconteceu nessa quinta-feira (16), no Grupo Escolar José Rodrigues de Almeida, que fica localizado na Agrovila Boíba.

O encontro teve como objetivo ouvir as reivindicações das comunidades e também levantou informações importantes para a elaboração do Plano de Saneamento Básico de Cocal. Participaram das discussões os representantes das comunidades rurais Agrovila Boíba, Angico Branco, João Mendes, Cajazeiras, Juar dos Araújos e Serra do Arco.

Alexandre de Almeida Brito, secretário municipal de Agricultura, explica que no encontro as comunidades puderam expor suas reivindicações. A reunião também tratou sobre a implantação do sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, sistema de drenagem e manejo de águas pluviais e, também, sobre como deverá ser conduzido os serviços de limpeza e o recolhimento dos resíduos sólidos.

Para o secretário Alexandre de Almeida Brito, ouvir as comunidades é essencial para a elaboração do Plano de Saneamento Básico. “Garantir que os serviços de saneamento básico funcionem é também uma forma de promoção da saúde e incluir a população nesse processo é fundamental, por isso, estamos realizando reuniões em diversas comunidades. As informações colhidas irão ajudar na composição do Plano de Saneamento Básico de Cocal", afirma.

No encontro também foi tratado sobre a prevenção de doenças e o tratamento adequado para o armazenamento de água e para o recolhimento de lixo, medidas que contribuem para a prevenção de doenças nessas comunidades.

A Secretaria irá realizar reuniões do Comitê do Saneamento Básico (CSB) junto às comunidades rurais até a próxima segunda-feira (20).