Projeto de Lei da Prefeitura de Cocal autoriza quitação de dívidas de agricultores com até 95% de de

Foi aprovado na Câmara Municipal de Cocal, na última quinta-feira (23), Projeto de Lei encaminhado pela Prefeitura, que autoriza aos pequenos agricultores com débitos de financiamento, o pagamento das dívidas existentes junto ao Fundo de Aval do Município, bem como utilizar recursos do fundo para liquidar operações de crédito.

A cobertura trata das operações referentes ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), executadas entre os anos de 2004 a 2011, e que poderão ser quitadas com desconto de até 95%, devido à inclusão do município de Cocal na classificação de Semiárido Brasileiro.

“São agricultores dos grupos B e C que não tiveram condições de saldar suas dívidas e que, agora, têm essa oportunidade com um grande valor de desconto”, pontua o vereador de Cocal, Zé Luís.

Segundo o prefeito Rubens Vieira, mais de 200 agricultores devem ser beneficiados com a medida. “Nós, enquanto gestão, percebemos que esta era uma preocupação muito grande dos pequenos agricultores do município e, portanto, também nossa. Então fomos atrás de uma resolução junto ao Banco do Nordeste e chegamos a uma solução que vai gerar muitos benefícios. A Prefeitura é uma grande apoiadora da agricultura familiar, entendendo as dificuldades, fazendo o possível para amenizá-las e valorizando sempre o trabalhador rural cocalense”, finaliza.