Idosos participam de ação em alusão ao Novembro Azul

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Cocal promoveu, nesta quinta-feira (29), uma série de atividades de saúde em homenagem ao "Novembro Azul", mês de combate ao câncer de próstata.

Com o tema "Saúde também é coisa de homem", a ação ofereceu serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápido de HIV, sífilis, hepatite e próstata.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma, e acomete mais os indivíduos de terceira idade, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Duas formas de detecção precoce do câncer são utilizadas: o exame do toque e a dosagem de PSA, através de exame de sangue. Nenhuma delas indica se o indivíduo tem câncer, mas alerta para a realização de exames mais específicos.

“Estamos focando nos trabalhos de prevenção, da importância dos cuidados da saúde do homem como um todo, não apenas em relação ao câncer de próstata. O homem, infelizmente, tem mais resistência em cuidar da saúde do que a mulher, o que é uma das causas da sua menor expectativa de vida. Queremos conscientizar para mudar esse quadro”, revela Eliane Cardoso, secretária de Saúde de Cocal.

Saúde 28 de Setembro de 20013 às 21:55

Confira a programação da COPA DA SAÚDE